Virar gente grande + dicas para o ENEM!

25 de out de 2013

A vida inteira sonhei com o ano que estamos vivendo: O ano de acabar o colégio. Pra mim, não tinha nada mais chato do que ficar sentada em uma cadeira ouvindo os professores falarem um monte de blablabla... Hoje, faltando dois meses pra acabar o ensino médio, sinto um aperto no coração. Não sei se posso chamar esse aperto de medo, saudade antecipada ou insegurança... O que eu sei é que chegou a hora de decidir o que eu quero pra minha vida e me dedicar totalmente pra essa nova fase. 

Pra começar essa nova fase, me inscrevi em vestibulares de faculdades particulares (até já fiz o da Anhembi Morumbi e passei \o/) e nesse fim de semana será realizado o famoso ENEM. Só de escrever, ler ou ouvir essa palavra, já sinto um friozinho na barriga... Só quem já está quase concluindo ou já concluiu o ensino médio sabe quantas vezes ouviu os professores falarem "Isso geralmente cai no Enem!". E olha só, cá estamos nós na véspera de um dos maiores vestibulares do país. Então, decidi compartilhar algumas dicas pra vocês mandarem bem! 



1ª dica: Relaxe! Eu sei que o nervosismo é grande, mas eu tenho certeza que a vontade de ir bem é maior. Então tente não se desesperar! :)

2ª  dica: Meus professores sempre dizem para eu NÃO achar que estou respondendo errado porque a resposta parece ser muito fácil, o Enem geralmente tem questões óbvias. 

 3ª dica: As competências avaliadas na redação do Enem são:
- Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. 
- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação.
- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. 

Para fazer uma redação boa, eu sempre separo os tópicos que pretendo escrever para ter ideias e não me perder. 
Sobre fazer a redação antes ou depois da prova, isso é uma escolha pessoal. Eu prefiro fazer antes para estar com "ideias frescas"... Fazer depois da prova me dá cansaço e, consequentemente, tenho um bloqueio criativo.
E, claro, não esqueçam de escrever com uma letra legível. Já pensou você ter ideias espetaculares mas ilegíveis? 
Não esqueçam que a redação vale 50% da sua nota. 

4ª dica: No primeiro dia, são 4h30min de prova. Como são 90 questões, temos 3 minutos para fazer cada questão. Mais uma dica dos meus professores: Leia a pergunta antes de ler o texto do enunciado, algumas questões podem ser feitas sem o auxílio do texto (alguns servem só pra ajudar os que chutam! hahahaha). Mas ó: Ler o texto E A PERGUNTA atentamente é sempre bom!

5ª e última dica: Nããããão esqueçam de levar o documento de identificação, água, um lanchinho para se alimentarem durante o exame e que só é permitido fazer a prova de caneta PRETA e de embalagem transparente. Nada de caneta azul, lápis ou borracha, hein meninas? Prestem atenção! E pra garantir, levem pelo menos 2 canetas pra não acontecer nenhum imprevisto. E no Cartão de Confirmação de Inscrição, eles recomendam que levem este cartão pro local de realização da prova. 

Espero que eu tenha ajudado! 
Boa sorte pra todas nós! :)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Theme Base por Erica Pires © 2013 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo